"A alma de Deus, pode bem aparecer dentro dos olhos de um gato".

(Provérbio Celta)

quarta-feira, setembro 19, 2007

4 DE OUTUBRO, DIA MUNDIAL DO ANIMAL. PARTICIPA... POR ELES!


Um grupo de amigos dos animais lançou a ideia de se evocar, no dia 4 de Outubro, Dia Mundial do Animal, todos os animais maltratados e assassinados por esse Mundo fora, em canis camarários, pelas ruas das cidades, abandonados à morte em descampados isolados, em casas vazias e fechadas, enfim, todos os animais que em todos os lugares e de todas maneiras que a maldade do Homem consegue inventar todos os dias são maltratados, torturados e mortos.


Assim, apela-se a todos os que se preocupam com eles e a todos os que gostariam de lhes devolver a dignidade que merecem para que se preste uma singela homenagem não só aos que partiram como também aos que sofrem.


Pede-se a todos os que se preocupam que no dia 4 de Outubro próximo (quinta-feira), a partir das 20h, acendam uma ou várias velas nos parapeitos das suas janelas e, em simultâneo, usem durante o dia um laço de duas fitas, uma azul-celeste e outra negra, simbolizando, respectivamente, o céu para onde eles partiram e o luto pelas suas mortes.


Divulguem esta iniciativa, por favor! Para que haja ao menos alguém que pergunte qual o sentido desta manifestação e seja consciencializado da necessidade de defendermos aqueles que connosco partilham a Terra: os Animais!

domingo, setembro 16, 2007

SIR TIVOLI DE CINTRA!!! ADOPTADISSIMO!!!

TIVOLI

“O meu nome é Tivoli (sim, sou um gato 5 estrelas, mas não é por isso que me chamam assim) “apareci”” junto deste hotel em Sintra, mas como a minha linguagem é diferente da dos humanos, não consigo dizer qual foi o meu passado, mas possivelmente foi feliz…

Possivelmente fui abandonado porque estava doente, muito doente. Possivelmente fugi e perdi-me, depois adoeci e não consegui voltar. Sim, possivelmente…

Mas foi naquele dia quando me apercebi do que era o abandono, que deixei de querer viver. A solidão, a fome, a doença e os maus-tratos tinham-me vencido…

Agachei-me e fiquei em cima daquele muro á espera que a morte me levasse para aquele sítio, que suponho aprazível e onde não há sofrimento. Foi em fim de Junho e estava muito calor, um calor abrasador de 40ºC, mas o que eu queria era partir, ser levado pelo sol, pela sede, pela fome, por tudo… mas que se acabasse o meu sofrimento.

Possivelmente teria morrido, mas alguém passou e me olhou… alguém passou e não ficou indiferente:

Tiraram para a posteridade uma foto da minha desgraça… olhei indiferente, com o olhar de quem está alheio á vida… olhar vago longínquo, de quem já só está ali fisicamente.

Possivelmente tu que estás a ler esta mensagem és aquele de quem estou á espera.

Turras, ronrons, patinhas e fidelidade total
Tivoli de Cintra” …”

(O Tivoli foi resgatado no dia 30 de Junho de 2006 e estava a horas de partir para “aquele lugar de onde não se volta”, foi um trabalho de equipa que envolveu muitas pessoas que acreditaram que era possível salvá-lo. Houve uma de nós que o viu e passadas 72 horas reparou que ele continuava exactamente no mesmo sitio ao sol em pleno calor e deu o alerta e mais duas de nós foram resgatá-lo, o seu estado era de tal maneira grave que os parasitas já estavam todos em cima dele á espera da sua morte… não tinha força para miar e cambaleava ao andar. Foi para o veterinário onde lutou pela vida sabendo que valia a porque tinha um enorme grupo a torcer por ele… Ficou internado numa clínica onde arranjou amigos e amigas entre pessoas e animais porque ele é um doce.È FIV mas está controlado e já fez destartarização aos dentes, está esterilizado, desparasitado interna e externamente e prontíssimo para a sua nova vida… Neste momento está só á espera de uma família e…

A quem poderia interessar a vida do Tivoli?????? Quem se poderia interessar por ele se ele próprio já tinha desistido?????

NÓS!!!!!! Interessou-nos a nós:

Rosa, Ru, Marcinha, Raquel, Leo, Martinha, Isabel, Mia, Lena, Alex, Fausto, Luís, Lú, Maria…
E A SARA!!!

O TIVOLI é um gato especial… MUITO especial!!!

E POR ISSO FOI ADOPTADO NO DIA 30 DE JUNHO DE 2007... UM ANO DEPOIS DO RESGATE.

Aqui está a sua história fotográfica:











PORQUE AFINAL, VALE A PENA!!!
Aqui podem ler toda a história, basta registarem-se no Felinus, é gratuíto...
São 154 páginas de emoção, decepção, tristeza, alegria, esperança e felicidade:
A FORÇA NUNCA ABANDONOU O TIVOLI... E CONTINUA COM ELE PARA SEMPRE!!!