"A alma de Deus, pode bem aparecer dentro dos olhos de um gato".

(Provérbio Celta)

terça-feira, julho 15, 2008

Há dias felizes...e hoje é um deles!

(By Mélinha Matias)

"Tinha pensado ir hoje à praia de manhã, não o tenho feito e queria aproveitar estes dois dias que me restam da baixa, mas sentia-me muito cansada e os vidros das marquises precisam de serem lavados Por outro lado, desde ontem à noite, que não me sentia bem.

Na 6ª feira à noite apareceu aqui na escola um cão. Quando fui passear o meu cão Manel vi-o, estive a fazer-lhe festas através do gradeamento e fiquei triste por ele.

Não estava acorrentado, podia andar pelo recinto todo, e a área é bem grande, mas chorava e uivava muito. Claro que apareceu um sabe-tudo a dizer «de certeza que é da escola, eles tratam dele» Sempre achei ou que ele entrou e depois já não sabia sair ou que foi atirado por cima da vedação (naquele sítio á noite há sempre grupos de malta nova, fazem corridas de carros, etc).

Desde essa altura que vou sempre lá, chamo por ele quando está mais longe, levo-lhe água que bebe e ração seca que não comeu, e há mais algumas pessoas também preocupadas com ele. Ontem recebi a informação do Encontra-me, que divulgo sempre, e vi a foto dum cão que me pareceu familiar.

Há dias passou um outro abandonado, muito idêntico a este mas maior, nem se chegou a mim de tão assustado estava, pele e osso e seguiu o seu caminho . E até fui escrever no anúncio isso mesmo. Mas esta noite acordei a pensar que tinha de ver melhor a foto porque havia o pormenor da coleira.

Hoje de manhã abri logo o computador, mesmo com o Manel aflito para sair, e fui ver o menino para confirmar a cor da coleira. Telefonei para o número de telemóvel e combinei com os donos, que andam aflitos à procura dele desde o dia do desaparecimento.

E lá fui para o pé do Gaudi, que estava deitado atrás do gradeamento com o olhar mais triste que já vi (hoje estavam lá as contínuas e mais pessoas mas ele nem ia para o pé delas). Afastei-me para que me localizassem melhor e foi a festa total Os donos são um casal jovem com uma filhota pequena.

A dona agarrou-se a mim a chorar e a beijar-me, o dono saltou a vedação que ainda é alta, eu disse-lhe que dávamos a volta e íamos pelo portão, mas qual quê e o Gaudi pulava e saltava e dava ao rabo e ria-se com a boca toda aberta lindo menino.

O Gaudi foi adoptado na UZ, ainda bébé de 2 meses, está numa vivenda, durante o dia quando os donos não estão está preso com uma corrente, cá fora, para se distrair...já aconteceu ele ter fugido e ter ido dar uma voltinha ao quarteirão, por outro lado o vizinho da vivenda ao lado quando está alcoolizado chega lá, liberta-o e enxota-o .

Ainda por cima este casal que já teve uma muito má experiência (...) decidiram ir buscar um menino a uma associação para lhe dar um lar. Ficaram desesperados com o desaparecimento, têm andado de noite até altas horas de madrugada à procura dele ainda por cima vão para Espanha daqui a 2 semanas e claro que o Gaudi vai, estando desaparecido e os dias a passar estavam desesperados. O Gaudi até tem passaporte.

Se não tivesse o Manel nem tinha dado a atenção devida a isto porque apesar de ver à mesma o cão iria pensar que era da escola, e como raramente vou lá para cima nem o veria mais de perto.

E pronto... Há dias felizes...e hoje é um deles!"