"A alma de Deus, pode bem aparecer dentro dos olhos de um gato".

(Provérbio Celta)

sábado, fevereiro 28, 2009

POLITIQUICES?!... No... Not Really.

Hoje vou fazer um discurso pseudo-politico…

As associações e pessoas protectoras dos animais (mas aquelas que realmente se preocupam, e não as “outras”) lutam todos os dias com o facto de continuar a haver abandonos, maus tratos, desinteresse, falta de legislação relativamente a esta temática do animais…

E paralelamente a isto debatem-se também com a existência da incúria por parte de alguns donos de animais. Que o façam de forma consciente ou inconsciente, isso agora é irrelevante, o facto é que se nos sentimos ligadas de alguma forma emotiva a esse animal, temos que zelar pelos seus interesses, temos que o proteger.

Não consigo aceitar muito bem que existam animais “com dono” que vivam na rua, principalmente nas grandes cidades onde existem tantos perigos: os carros, outros animais, doenças letais, pessoas más, entidades pagas para os “tirar das ruas”… enfim um sem número de perigos que não existiriam se eles estivessem connosco dentro das casas e dos apartamentos, partilhando connosco aquilo que sentimos por eles e vice-versa.

Estamos num país que fica literalmente na cauda da Europa, tivemos a inquisição, a ditadura, temos a corrupção política em cada esquina de cada partido politico com assento no parlamento português… vivemos neste “deixa andar que não me diz respeito e nem posso fazer nada”; nós, nem as nossas pobres crianças que por azares da vida não têm mais ninguém, conseguimos defender de pedófilos dentro das próprias instituições vocacionadas para o efeito, quanto mais querermos agora ter legislação que defenda a natureza e os animais…

Mas quando nos toca a nós pessoalmente, “Áqui del Rei, coitadinha de mim”… Por mais insensível que isto possa parecer: NÃO É ASSIM QUE FUNCIONA!

O que funciona é a UNIÃO… ESTA FAZ A FORÇA por mais comuna que isto possa parecer: só em conjunto se conseguem mudar as coisas…

Mas a união não pode ser do tipo: “Ai agora é que me lembrei porque fui injustiçado”; não! Tem que ser do tipo: “Ai temos que ír á luta porque a injustiça existe e temos que acabar com ela como projecto comum”…

As causas comuns, mais um termo bastante “comuna”, têm como fim a sua defesa. Nós, os cidadãos livres que temos o dever de VOTAR e escolher, também temos o direito de ír á luta e reivindicar aquilo que achamos que está mal…

Ao longo da história do mundo existem sempre aqueles volte-faces fantásticos tal qual a Fénix se reergue das cinzas…

Existem aqueles que olham para uma manifestação de trabalhadores a reivindicar os seus direitos e criticam, porque foi cortada a estrada que eles levam para chegar a casa… no entanto, perante a expectativa do encerramento da empresa onde trabalham, que fazem???... É um simples exemplo… um exemplo de que o egoísmo nos leva a agir quando o desespero e a injustiça nos ataca a nós…

Que pensam, as pessoas normais (aquelas que por acaso até gostam de animais até “tratam” de um que dorme no tapete lá da porta) daqueles que vão para as manifestações anti-touradas? Abanam a cabeça de forma negativa e dizem um “coitados, são malucos!”, e dos voluntários das associações protectoras dos animais? “Ainda se fossem voluntários para associações de pessoas carenciadas” (e eles são voluntários por alguma coisa????????? As associações de pessoas carenciadas esperam-nos… mas não! Há outros… esses fazem…)

E é este o triste país em que vivemos… temos sol, temos mar, temos luz, temos natureza, temos animais e o que é valorizamos??????? VALORIZAMOS AQUILO QUE NOS TOCA A NÓS PESSOALMENTE… É este maravilhoso sentimento COMUM do egoísmo…

Se um dia quisermos levar alguém a fazer aquilo que nós queremos, esse “aquilo” tem que ser algo comum a muita gente, esse algo comum deverá ser alcançado em conjunto, com cabeça, tronco e membros…

É assim e assim será… Não há milagres… e os que têm meio palmo de testa não vão em crises existenciais de culpa egoísta…

Pois só:
A UNIÃO FAZ A FORÇA…
Á MINHA “FORÇA” QUE EXISTEM E VALE MUITO A PENA… (E ELAS sabem quem são e porque existem).

segunda-feira, fevereiro 23, 2009

ENIGMA: ANIMAIS AO VOLANTE!!!

1) Como será que o animal a quem pertence este carro usufrui o automóvel se não pode entrar nele???...

2) Porque é que ele tem esta estupidês no vidro do carro... será um aviso aos cães, gatos. passaros, ratos... moscas???...

3) E se a estupidez pagasse imposto, será que ele também andava com o distico no vidro???...