"A alma de Deus, pode bem aparecer dentro dos olhos de um gato".

(Provérbio Celta)

terça-feira, outubro 02, 2007

UMA HISTÓRIA VERDADEIRA PARA PARTILHAR

(By Tité)
... Porque afinal vale a pena...

"
Agosto, fim de tarde. Calor sem exagero. Uma pacata rua de Lisboa.

- Olha um gatinho! Ó bichinho, és muito bonito.
- Miaaaau, espera aí um bocadinho, estás a falar comigo?
- Tu és muito mansinho.
- Pois sou. Toma lá a minha cabeça para coçares. Podes fazê-lo quantas vezes quiseres.
- Estás perdido?
- Não estou perdido não, sou daqui perto, mas ninguém quer saber de mim, puseram-me na rua. Já agora toma lá a minha magra barriguinha e faz-me também umas cócegas. Não ligues às pulgas, não sei onde as encontrei. Incomodam-me um pouco mas também me fazem companhia. Isso, isso, podes continuar, estou a gostar muiiiiiito!
- Tens uns belos olhos da cor do céu.
- Tenho? Olha que nunca me tinham dito isso. O melhor que ouvi sobre mim foi: “És esquisito gato, tens um raio de uma cor, não és como os outros, és cinzento.”
- Não és nada esquisito, estás maltratado, mas és um lindo gato azul e com uns lindíssimos olhos azuis.
- És tão simpática, acho que gosto de ti. Espera que vou mostrar-te como sei dar turrinhas nas tuas pernas. Miauuuu! Leva-me prá tua casa!
- Ai, valha-me Deus! O que é que eu faço contigo? Tenho lá em casa aquele cão mimado que não está habituado a coabitar com gatos e não me parece que gostasses de viver assustado, em cima de um móvel, quase encostado ao tecto. Espera aqui por mim que vou buscar uma latinha de comida, água e a máquina fotográfica.
- Miauuuu, obrigado, entretanto vou fazer olhinhos ali à senhora do lugar de hortaliça, ela também me dá umas coisinhas.

---------
-Huuuuum, gosto desta latinha. Obrigado, pela comida e pelas festas, mas agora tenho de ir ali atrás ver se encontro alguém conhecido. Até amanhã simpática.

- Até amanhã lindo gato.

***

- Miaaau! Estava a ver que não aparecias. Tive saudades tuas. Falaste-me com voz suave e coças-me a cabeça e a barriga. Gostei, sabes, há muito que ninguém me dava desses mimos! Tens aí mais um bocadinho de festas e palavras doces que me possas dar?

- Isto está a ficar sério! Ontem não me saíste da cabeça, gato. Até mandei uma mensagem a uma menina que gosta muito de gatos e ainda mais quando são da tua cor. Ela vai ver o que pode fazer por ti e por mim, que só penso em ti. Tu és tão querido, não mereces viver na rua ou morrer atropelado por um automóvel.
***
- Onde andas gatinho, que já não te vejo há uns dias?
-------
“Encontrou-se gatinho cinzento Muito meigo Telef.: 00000000000”
-------
- Serás tu? Vou lá verificar. E se fores tu? O que é que eu digo à pessoa que te encontrou? Que és um gatinho de rua e que mesmo gostando tanto de ti não te posso levar para casa, mas também não te posso deixar com ela porque ando a tratar de te arranjar um lar de gente decente que não abandone os animais? Será que ela vai entender?
--------
- És tu mesmo, meu amado gato.
- Miaaaauuu! Olha a simpática que me dá latinhas e me faz cócegas na barriga e me fala com voz suave. Tive saudades tuas! Sabes, resolvi ir dar uma voltinha um bocadinho mais longe e esta senhora, também simpática, apanhou-me. Mas não pode ficar comigo porque os gatos dela não gostaram nada da ideia de ter mais um irmão e bufaram quando me viram. Faz-me festinhas nesta minha barriga, fazes-me?
--------
- É seu?
- Não, não é meu, mas ando à procura de um lar para ele. Ainda bem que o apanhou. Se pudesse ficar com ele mais uns dias, até eu lhe arranjar uma dona, seria o ideal.
- Claro que fico, ele não dá trabalho nenhum, só quer companhia. Esta noite até dormiu na cama da minha filha.
--------
E assim, D. Bonifácio de Calatrava (assim baptizado pela Mia), ficou, mais ou menos duas semanas, na senhora que o acolheu. Fui visitá-lo algumas vezes e só não fui mais para não estar a incomodar, porque aquele gatinho lindo e sedutor tinha cravado os seus olhos no meu coração.
Ontem, D. Bonifácio, perdeu a sua virilidade e hoje já está na sua nova casa, na Ericeira, com uma dona que se apaixonou por ele ao primeiro olhar.
E eu?
Eu estou roidinha de saudades dele. Resta-me a satisfação de saber que ele está bem e a promessa de ter noticias e fotos dele muitas vezes.
"
Um fim feliz graças á Tité e á Vanda!!! Obrigada a ambas.
Sem vós, D. Bonifácio de Calatrava seria um gato esquecido no meio de uma enorme cidade...

Sem comentários: