"A alma de Deus, pode bem aparecer dentro dos olhos de um gato".

(Provérbio Celta)

quarta-feira, fevereiro 13, 2008

A SÍLVIA NETO E A SURI...

O meu sobrinho encontrou a Suri quando vinha da escola.

Achou estranho a bichinha andar desorientada a bater com a cabeça no passeio. Não conseguiu ficar indiferente e foi ver o que se passava, quando viu que era cega… era impensável deixa-la ali, numa rua principal.

Pegou nela e quando chegou a casa veio pedir-me ajuda. Quase caí quando vi o extremo estado de magreza em que ela estava e como tinha as cavidades oculares sujas (sim, já nem glóbulos oculares tinha)... e estava esfomeada.

Pegámos nela e fomos directas ao veterinário. Levou uma injecção, que se iria repetir por mais 2 dias, foi desparasitada, os olhos foram limpos.

A Suri teria cerca de 8 anos +/- e poucos dentes. No 3º dia de ida ao veterinário, comentei como a barriga dela estava rija, com uma apalpação confirmou-se que estava grávida.

Ele aconselhou-me a
esterilização (*) o mais urgente possível, uma vez que os gatinhos poderiam vir deficientes, devido ás injecções que ela tomou.

Após alguns contactos, cheguei até à GV (Grupo de Voluntários) para que a pudesse operar com uns custos mais em conta para as minhas possibilidades.

Na visita à veterinária que iria operar fui colocada num dilema: a gatinha teria de ser operada para fechar as pálpebras e poderia vir a ter infecções, mas :
1º Devido a fraqueza e à idade poderia não aguentar a anestesia que teria de ser um pouco mais forte (
esterilização e fecho de pálpebras),
2º Se fosse esterilizada agora tão cedo não podia levar nova anestesia para nova operação para fechar as pálpebras...
3º se fizemos a 2ª operação podia não resistir....
Optámos por arriscar e fazer tudo na mesma operação. Durante quase 2 dias após a operação a Suri ainda não comia e o pouco que bebia tinha de ser a seringa, no 3º dia começou a cheirar a comida, comprámos latinhas de altas calorias (que ela adorou) e vitaminas (que lambia com vontade) e só ao fim do 5º dia após operação começou a comer e a dar sozinha os primeiros passos.

Hoje é uma gatinha super meiga e mimalha, adaptou-se muito bem à casa e é um autentico doce. A foto abaixo é da Suri no dia em que a apanhámos e depois de voltar do veterinário… Depois prometo pôr uma foto actualizada da menina…

AH!!!!… Foi graças à Suri que entrei na
GV.”


(*) A esterilização de gatas grávidas é uma prática comum…

Á primeira vista parece desumano, chocante e deixa-nos em dúvida perante a situação… mas se nos debruçarmos com a cabeça, chegaremos á conclusão que o aborto é sempre preferível (claro que em tempo de gestação que não comprometa a saúde) ao nascimento de gatinhos que poderão ser eventualmente abandonados, maltratados, morrerão doentes… (E, felizmente, os gatos não estão em vias de extinção).

A prática de esterilização de colónias impede que exista sobrelotação, e mais animais errantes.

Deveria ser um procedimento posto em prática pela Câmaras Municipais em substituição dos campos dos canis municipais.

Para ajudar a mudar mentalidades existe um site idóneo vocacionado para a esterilização de animais errantes.

Está à distância de um clique, ajudar e mudar mentalidades: http://www.esteriliza-me.org/

Sem comentários: